quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O DESMONTE DA SAÚDE



Outro que pensa como nós

No dia 13 deste mês, o médico e vereador, Paulo Pinheiro escreveu uma coluna no O Globo, na página 17 sobre “O Desmonte da Saúde”. A coluna é uma clara, real e precisa análise da situação caótica que vivemos. 

O texto expõe as mazelas do sistema público e privado de saúde, o sucateamento do Serviço Público, o desprestígio do SUS e os desvios de recursos públicos para irrigar a medicina suplementar em detrimento de investimentos no SUS. 

Todos os funcionários públicos, inclusive os do Ministério da Saúde têm planos custeados com dinheiro público, em caráter definitivo, não esquecendo os senhores congressistas, deputados e senadores, que mesmo após perderem os cargos continuam com os planos. Além disso, planos baratos sobrecarregam a rede do SUS, já deficitária. Pior ainda, procedimentos de alta complexidade são transferidos dos planos para o SUS, um verdadeiro disparate, onde os extremos se encontram.

O Dr. Paulo Pinheiro, como poucos, teve a grandeza de exercer a cidadania, honrando o diploma de médico e o mandato de vereador. Este artigo merece servir de ponto de partida para um debate esclarecedor e construtivo, com pessoas que realmente possam contribuir com crítica e sugestões eficazes para a reconstrução da saúde pública, pois acreditamos que a saúde privada só melhorará quando houver um bom Sistema de Saúde Público. 


Dr. Acyr Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário